sábado, 31 de março de 2007

Tecido nervoso

O tecido nervoso é um dos tecidos básicos. É constituído por duas populações celulares, os neurônios e as células da glia.

NEURÔNIOS


Os neurônios têm como característica irritabilidade (é altamente sensível a estímulos), e condutibilidade.São constituídos de três partes:
  • Corpo celular: é também chamado pericário e sempre contém o núcleo. O citoplasma apresenta manchas basófilas conhecidas como Corpúsculos de Nissl, região rica em retículo endoplasmático rugoso, corável e visível ao microscópio óptico. Tem como função receber e transmitir estímulos.

  • Dendrito: são curtos, muito ramificados e seu diâmetro vai diminuindo progressivamente à medida que se afastam do corpo celular. Os dendritos recebem estímulos de outra célula; estímulos externos (calor, frio, dor, luz, tato, etc.) e estímulos interno

  • Axônio: existe apenas um por célula, é normalmente longo e conduz o impulso nervoso em direção contrária do corpo celular. Apresenta uma ramificação terminal chamda telodendro. O axônio transmite estímulos para outra célula (neurônio), músculos ou vísceras.





Fonte: http://www.afh.bio.br/

Organelas encontradas no pericário de um neurônio:


Fonte: www.geocities.com.br

sexta-feira, 30 de março de 2007

Desenvolvimento do tubo neural

O tubo neural primitivo é constituído de uma parede e uma cavidade (lume). A parede é constituída pelo neuroepitélio germinativo, fonte de todos os neurônios e células da glia; sendo que este neuroepitélio se origina a partir do lume em direção à periferia.As células do neuroepitélio sofrem numerosas divisões mitóticas e se diferenciam em três camadas em torno do lume do tubo neural.
  1. Zona germinativa: está mais intimamente ligada ao lume, sendo este recoberto por células ependimárias.
  2. Zona do manto: futuramente dará origem à substância cinzenta.
  3. Zona marginal:é a mais íntima à parede do tubo e formará a substância branca.

Este processo acontece na formação da medula espinhal e no bulbo.

No encéfalo,a situação definitiva é diferente do padrão medular. Nas camadas mais profundas próximas ao lume, os neuroblastos se aglomeram formando núcleos de substância cinzenta, mergulhados na substância branca; outros neuroblastos migram para a periferia formando substância cinzenta próxima ao limite externo.

Fonte: Embriologia, vol.1,8ª ed.,autores:Marlene Soares Dias, Vânia Lúcia Bicalho.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Divisão do tubo neural


Como já foi mencionado anteriormente, o tubo neural é dividido em duas porções: a porção cefálica e a porção medular.
Agora será descrito a porção cefálica. Esta porção possui as vesículas encefálicas que darão origem ao encéfalo. As vesículas são:


  • Prosencéfalo: diferenciará em Telencéfalo, dando origem aos hemisférios cerebrais e o ventrículo lateral; e em Diencéfalo que dará origem ao tálamo, epitálamo, hipotálamo, subtálamo e ao 3º ventrículo.

  • Mesencéfalo: se diferenciará em cérebro médio e aqueduto mesencefálico.

  • Rombencéfalo: diferenciará em Metencéfalo que dará origem ao cerebelo, ponte e a parte superior do 4º ventrículo; e em Mielencéfalo que dará origem ao bulbo e a parte inferior do 4º ventrículo.

Fonte: Conteúdo ministrado em aula



Fonte: www.afh.bio.br

quarta-feira, 14 de março de 2007

Anomalias relacionadas com a má formação no processo de Neurulação


Ocorrem várias anomalias relacionadas com o não fechamento dos neuróporos. Dentre elas destacam-se com mais freqüência:
  • Anencefalia: ocorre quando não há o fechamento do neuróporo anterior, caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo e da calota craniana.


  • Espinha bífida: ocorrre quando não há o fechamento do neuróporo posterior.
Anencefalia



Fonte: www.anencephalie-info.org

Espinha bífida




Fonte: www.ultrasom3d.com/Materias/espinha_bifida/espinha_bifida

Desenvolvimento embrionário

O sistema nervoso origina-se de um processo chamado Neurulação. Este evento consiste na diferenciação do ectoderma em neuroectoderma, induzida pela notocorda. O neuroectoderma se torna espesso, formando uma placa alongada - a placa neural. Esta placa neural se invagina formando o sulco neural e posteriormente, a prega neural. As pregas se fundem formando assim o tubo neural.O tubo neural é dividido em duas porções: a porção cefálica que dará origem ao encéfalo, e a porção medular que dará origem à medula espinhal.Neste processo de neurulação, há também a formação das cristas neurais que darão origem aos gânglios espinhais e aos gânglios do sistema nervoso autônomo. Formarão também as meninges que recobrem o encéfalo e a medula espinhal.



Fonte: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

segunda-feira, 5 de março de 2007

Introdução ao Sistema Nervoso

O sistema nervoso é o conjunto de órgãos e tecidos nervosos, tecido conjuntivo e vasos sangüíneos. É um sistema rápido e preciso. Tem como função coordenar e comunicar com outros sistemas.

O sistema nervoso consiste em:
  • Sistema Nervoso Central que compreende o encéfalo e a medula espinhal.
  • Sistema Nervoso Periférico que compreende os nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas.