sábado, 31 de março de 2007

Tecido nervoso

O tecido nervoso é um dos tecidos básicos. É constituído por duas populações celulares, os neurônios e as células da glia.

NEURÔNIOS


Os neurônios têm como característica irritabilidade (é altamente sensível a estímulos), e condutibilidade.São constituídos de três partes:
  • Corpo celular: é também chamado pericário e sempre contém o núcleo. O citoplasma apresenta manchas basófilas conhecidas como Corpúsculos de Nissl, região rica em retículo endoplasmático rugoso, corável e visível ao microscópio óptico. Tem como função receber e transmitir estímulos.

  • Dendrito: são curtos, muito ramificados e seu diâmetro vai diminuindo progressivamente à medida que se afastam do corpo celular. Os dendritos recebem estímulos de outra célula; estímulos externos (calor, frio, dor, luz, tato, etc.) e estímulos interno

  • Axônio: existe apenas um por célula, é normalmente longo e conduz o impulso nervoso em direção contrária do corpo celular. Apresenta uma ramificação terminal chamda telodendro. O axônio transmite estímulos para outra célula (neurônio), músculos ou vísceras.





Fonte: http://www.afh.bio.br/

Organelas encontradas no pericário de um neurônio:


Fonte: www.geocities.com.br

Nenhum comentário: